As Nove Leis da Persuasão

sexta-feira, 16 de novembro de 2007


  1. Lei da Reciprocidade
    Quando alguém lhe dá alguma coisa de evidente valor, você reage, imediatamente, com o desejo de retribuir com outra coisa.

  2. Lei do Contraste
    Quando dois itens forem relativamente diferentes um do outro, veremos como são ainda mais diferentes, se colocados juntos no tempo ou no espaço.

  3. Lei dos Amigos
    Quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa e você nota que esta pessoa tem em mente os seus maiores interesses, e/ou gostaria que ela tivesse os seus maiores interesses em mente, então você estará fortemente motivado a satisfazer a solicitação.

  4. Lei da Expectativa
    Quando alguém em quem você acredita e respeita espera que você execute uma tarefa ou atinja determinado resultado, a sua tendência será a de corresponder a esta expectativa, seja ela positiva ou negaviva.

  5. Lei da Associação
    Temos tendência a gostar de produtos, serviços e idéias endossadas por pessoas que apreciamos ou que respeitamos.

  6. Lei da Consistência
    Quando uma pessoa anuncia, verbalmente ou por escrito, que está tomando posição a respeito de qualquer assunto ou ponto de vista, tenderá a defender, veementemente, essa crença, indiferente à sua correção, mesmo diante de esmagadora evidência do contrário.

  7. Lei da Escassez
    Quando alguém percebe haver quantidades limitadas de um produto desejado, acredita que o valor deste produto desejado é mais elevado do que se estivesse disponível em profusão.

  8. Lei da Conformidade
    A maior parte das pessoas tende a aceitar propostas, produtos ou serviços que são tidos como aceitáveis pela maioria das demais pessoas ou pela maioria de grupos equivalentes de indivíduos.

  9. Lei do Poder
    Pessoas exercem poder sobre outras quando se nota que têm maior autoridade, força ou conhecimento.

A Psicologia da Persuasão - Kevin Hogan

0 comments: