Teoria dos Seis Graus de Separação

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A partir de um estudo criou-se o mito de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. Tal estudo, chamado Small World, feito por Stephen Milgram em 1967, buscou, através do envio de cartas, identificar o número de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer.

Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo, ou seja, a primeira pessoa enviou a um amigo, que poderia conhecer a pessoa alvo. Este amigo, por sua vez, caso não conhecesse a pessoa alvo, reenviaria a outro conhecido, até que em um determinado momento a carta chegaria à pessoa alvo.

Essa relação é difícil de perceber devido à distância dos laços entre a segunda e terceira pessoas.

Esta experiência pode ser vista em um site na Internet denominado Oráculo de Bacon (The Oracle of Bacon). O site foi criado por Brett Tjaden, um cientista da computação da Universidade de Virgínia. No site é possível ver o número de ligações entre qualquer artista com o ator Kevin Bacon (foto).

Um exemplo é a ligação da atriz Fernanda Montenegro com o ator Kevin Bacon. Fernanda participou do filme Love in the Time of Cholera (2007) com Benjamin Bratt. Benjamin Bratt esteve em The Woodsman (2004) com Kevin Bacon. Sendo assim, a ligação de Fernanda Montenegro com Kevin Bacon é de 2.

0 comments: