Situation, Task, Action, Result - STAR

sexta-feira, 20 de março de 2015

STAR é uma técnica de entrevista de emprego utilizado por entrevistadores para obter informações relevantes sobre uma capacidade específica que o trabalho exige. É uma técnica comportamental que busca predizer o futuro com base em situações passadas semelhantes.

  • Situação (S): o entrevistador quer que você apresente uma situação e desafio recente em que você se encontrou;
  • Tarefa (T): o que você teria que alcançar? O entrevistador quer saber qual o resultado que você estava buscando naquela situação;
  • Ação (A): o que você fez? O entrevistador busca informações sobre o que você fez, porque você fez e quais alternativas existiam;
  • Resultados (R): quais foram os resultados da sua ação? O que você alcançou a partir das suas ações e fez você alcançar seus objetivos? O que você aprendeu desta experiência e como você usou este aprendizado deste então?

Apresar de ser um modelo utilizado em entrevistas de emprego, pode ser facilmente adaptado à outras situações, como na apresentação e venda de uma ideia, onde o objetivo é fazer com que o público entenda, veja valor e queira replicar o modelo em outras frentes.

Esta técnica é semelhante à SOARA.

0 comentários: