80% de Capacidade

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Hoje li um comentário em uma das listas de discussão que participo, em que um dos membros mencionou que a pessoa interessada em realizar um determinado exame para certificação, deveria marcar a realização da prova quando atingisse 80% de acerto nos simulados que realizasse.

Eu já fiz alguns concursos públicos, passei em alguns, não passei em outros, mas uma coisa que é quase um padrão é o nível de pontuação dos primeiros colocados. Geralmente o nível de acerto em concursos públicos para os primeiros colocados fica próximo de 80% (às vezes mais, dificilmente menos). Sendo assim, podemos concluir que, se uma pessoa está disposta a passar em determinado concurso, se inscreva quando o seu nível de acerto nos simulados (quanto mais variados, melhor) estiver próximo (se for mais, melhor) de 80%. A chance de passar (e tirar o primeiro lugar) é muito maior.

Ninguém consegue nada sem se preparar previamente pra isso. Algumas situações nos permitem "medir" o conhecimento, e provas e simulados são alternativas para isso. Devemos tirar proveito dessa característica, procurando detectar nossos pontos fracos e fortes, e trabalhar de maneira a aperfeiçoar e fortalecer o que achamos necessário.


A título de curiosidade, a lista de discussão supracitada é a PMI-SP, o membro da lista é Farhad e a certificação é a PMP (Project Management Professional), do PMI (Project Management Institute).

0 comments: