Os Segredos dos Campeões

domingo, 30 de março de 2008

Clique aqui para comprarCompre o livro Os Segredos dos Campeões no Submarino

Roberto Shinyashiki lista os segredos que tornam as pessoas campeãs em suas áreas de atividade. Mostra como pequenas estratégias combinadas e uma dedicação conclusiva são capazes de formar campeões.

Através de linguagem simples e exemplos concretos prova o quão efetivo é um comportamento vencedor e até onde ele pode levar a pessoa. Roberto elenca o que considera necessário para se tornar um campeão: Ter um objetivo bem definido; Adotar uma estratégia de forma a chegar aonde você quer; Trabalho consistente; Competência superior, você tem que ser bom no que faz.

Uma passagem interessante do livro são as Quatro Etapas da Competência:

  1. Incompetência inconsciente: Fase na qual o indivíduo é tomado por uma sensação de arrogância que o faz pensar que é competente na sua tarefa. Acredita que não tem nada a aprender com ninguém e, pior, não acha preciso aprender alguma coisa.
  2. Incompetência consciente: Nessa fase a pessoa toma um choque, pois começa a perceber que ficou para trás no mundo. Embora ainda não saiba exatamente o que fazer, ela se dá conta de um déficit de competência em sua maneira de trabalhar.
  3. Desenvolvimento da competência consciente: Fase de aprendizado e mudanças necessárias para adquirir novos conhecimentos.
  4. Competência inconsciente: Nessa fase, a competência do profissional flui com naturalidade e ele consegue seus melhores resultados. Sua atuação fica espontânea e suas performances melhoram infinitamente.
Todo esse processo não tem fim. Passado algum tempo, surge uma nova tecnologia ou um novo conhecimento que altera o panorama de um setor, e uma nova fase de incompetência inconsciente pode ter início para o profissional.

Recomendo a leitura.

Compre o livro Os Segredos dos Campeões no Submarino

0 comments: