Gladiador

domingo, 2 de março de 2008

Compre o filme Gladiador no SubmarinoCompre o filme Gladiador no Submarino

Filme épico, premiado com cinco Oscar, retrata a vida de imperadores e gladiadores em 180 a.C.

O general romano Maximus, servindo Marcus Aurelius, imperador de Roma, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Após as batalhas, Marcus Aurelius diz para Maximus que irá nomeá-lo como sucessor do império romano, Maximus recusa. Tal oferta a Marcus chega aos ouvidos de Commodus, filho de Marcus, que se sente traído, matando assim seu pai.

Com a morte de Marcus, Commodus é nomeado imperador e, sabendo da fama de Maximus, ordena sua morte e de sua família. Maximus escapa, mas sua família não. Maximus diz que verá sua família na vida após a morte.

Procurando vingar a morte de sua família, Maximus torna-se gladiador e tem como objetivo matar Commodus. Participa dos eventos de gladiadores no Coliseu. Tal evento tinha como objetivo entreter o público, que via nas mortes uma forma de diversão.

Maximus conquista credibilidade a ponto do imperador Commodus querer conhecê-lo, e surpreende-se ao ver que o gladiador de tanto sucesso é na verdade Maximus.

Os dois se enfrentam na arena as vistas de todo público. Maximus mata Commodus e, cansado e ferido, morre em seguida. Como havia dito, Maximus "reencontra sua família", na vida após a morte.

O filme, utilizando-se dos confrontos em Roma, mostra em Maximus um exemplo de liderança e dedicação. Movido pela vontade de vitória e, posteriormente, pela vingança de sua família morta injustamente, Maximus, aspirante a imperador, cai ao nível de escravo e consequentemente gladiador. Conquista o povo com sua habilidade e capacidade de liderança e chega ao ponto de ser mártir, morto em confronto.

No filme é claramente observada a Política do Pão e Circo, já comentada aqui no blog.

Excelente filme, e como dizem: força e honra!

Compre o filme Gladiador no Submarino

0 comments: