Nascido para Matar

sexta-feira, 21 de março de 2008

Compre o DVD Nascido para Matar no SubmarinoCompre o DVD Nascido para Matar no Submarino

Filme do gênero guerra, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, retrata a Guerra do Vietnã e divide-se em duas partes, narradas do ponto de vista do soldado Joker (Matthew Modine).

Na primeira parte do filme é mostrado o treinamento dos fuzileiros americanos em base militar, a fim de se preparar para a Guerra do Vietnã. Sob a tutela do Sargento Hartmann (R. Lee Ermey), são impostos a rígidos tratamentos físicos e a uma lavagem cerebral, a qual transformaria suas mentes de jovens normais à máquinas de guerra. Entretanto, um dos novatos, Leonard Lawrence (Vincent D'Onofrio - ganhou mais de 30 quilos para poder interpretar o Recruta Gomer Pyle), um pouco acima do peso e com comportamento desajeitado, demonstra não estar apto para o serviço militar. Lawrence comete equívocos constantemente nos treinamentos, a ponto de enervar seu instrutor e seus companheiros. Certa noite, estes decidem vingar-se e, utilizando sabonetes enrolados em toalhas, golpeiam fortemente o soldado para que este se dedique mais aos exercícios. A partir daí, Lawrence passa de um soldado medíocre a uma verdadeira máquina de guerra, ao mesmo tempo em que desenvolve uma personalidade psicopata, a ser exteriorizada no final desta primeira parte em uma infame cena ocorrida no banheiro do quartel, na qual, utilizando seu fuzil, mata o Sargento Hartmann e em seguida se suicida.

Após serem transformados em fuzileiros navais e imbuídos do espírito de guerra, eles são enviados para a guerra, quando lá chegam se deparam com seus horrores. Durante esta parte do filme, são mostradas algumas opiniões dos soldados sobre o envolvimento dos Estados Unidos no Vietnã, bem como o tratamento que os militares davam aos nativos. Podem ser notadas algumas referências ao personagem Mickey Mouse em diálogos, canções ou simples figuras impressas em papéis.

Compre o DVD Nascido para Matar no Submarino

0 comments: